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A construção de saberes no processo de desenvolvimento profissional de professores: ressignificando a prática docente na educação profissional e tecnológica

R$59,00

Esta obra traz como objetivo geral investigar como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com adoção do método autobiográfico, utilizando-se das narrativas autobiográficas profissionais de sete professores bacharéis e tecnólogos. Os instrumentos de produção de dados foram quatro rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados deu-se por meio da técnica de análise de conteúdo com o auxílio técnico do software IRAMUTEQ. O eixo da discussão no texto reside nos saberes docentes, na EPT, na profissionalização docente e na experiência durante a prática docente.   
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    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 166
      Tamanho: 23x16cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-006-7
      ISBN Digital: 978-65-5399-009-8
      DOI: 10.55371/978-65-5399-009-8
      Descrição

      A motivação que deu corpo a esta obra decorreu das vivências da pesquisadora enquanto pedagoga da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O trabalho possui o objetivo de investigar como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da EPT. A leitura de cada capítulo revela de que modo são construídos os saberes docentes mobilizados na prática docente, além de caracterizar os contributos da prática reflexiva para o ser professor e analisar como os processos de desenvolvimento profissional promovem a ressignificação da prática docente na educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com adoção do método autobiográfico, que utiliza as narrativas autobiográficas profissionais como técnica de produção de dados. O campo empírico da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e, como participantes, professores bacharéis e tecnólogos. Os instrumentos de produção de dados foram quatro rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados deu-se por meio da técnica de análise de conteúdo com o auxílio técnico do software IRAMUTEQ. Por meio das narrativas o leitor é levado a refletir sobre os saberes docentes, a trajetória de profissionalização dos professores e o papel da experiência durante a prática docente.

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