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Entre a formação prática imediata e a formação técnica integral: significados de professores acerca da educação profissional e tecnológica

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O movimento histórico que produz e modifica a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil ao longo da história indica o caráter histórico social que a constitui, o que implica em entendê-la como fenômeno em movimento, em processo de mudança no qual não se descolam das relações sociais, econômicas, históricas e culturais. A ideia fundamental que orienta nossas reflexões é a de que o trabalho consiste no caráter ontológico que explica a constituição do humano, porque é por meio deste que o homem se faz diferente da natureza, tornando-se um autêntico ser social e cultural. Portanto, qualquer análise que busque compreender o ser humano deve considerar o trabalho como mediação essencial e fundamental no seu desenvolvimento.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 156
      Tamanho: 23x16cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-005-0
      ISBN Digital: 978-65-5399-007-4
      DOI: 10.55371/978-65-5399-007-4
      Descrição

      As significações produzidas pelos professores do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, a qual é constituída por mediações e contradições da realidade que revela o movimento, mudança e transformações na EPT enquanto modalidade de ensino. As discussões presentes nesta obra expressam o modo como a sociedade capitalista empreende a EPT como instrumento de perpetuação de suas lógicas e formas de sociabilidade, e coloca o indivíduo como sujeito alienado do produto do seu trabalho. A formação de base tecnicista, em geral, ocorre de forma imediata, pois tem que oferecer resposta, de forma rápida, aos apelos do mercado de trabalho Ao passo que a formação integral oportuniza, além da formação técnica aos estudantes, a apropriação dos conhecimentos produzidos pela humanidade e, com eles, a possibilidade do desenvolvimento de todas suas faculdades: intelectual, afetiva, cognitiva ética, política estética, social e humana de modo a garantir os saberes científicos necessários para dominar e transformar a natureza, desenvolvendo consciência crítica acerca de sua realidade social.

       

       

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