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Michel Foucault: a sociedade punitiva e a educação

R$65,00

Os estudos do filósofo Michel Foucault têm contribuído com as pesquisas no movediço terreno da educação. O presente livro traz uma leitura crítica dos discursos da educação na modernidade, tendo como referência as táticas disciplinares e de controle empreendidas pela sociedade disciplinar do século XVIII, que, sem surpresa, ainda vigoram.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 154
      Tamanho: 23x16cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-033-3
      ISBN Digital: 978-65-5399-034-0
      DOI: 10.55371/978-65-5399-034-0
      Descrição

      Toda e qualquer sociedade possui um regime de punição e, ao examiná-lo, é que a conhecemos. Michel Foucault investiga arquivos que demonstram que na virada do século XVIII, na França, viu-se instaurar a sociedade disciplinar e, com ela, todo um corpo ritualístico de controle e vigilância constituindo um campo de saber e poder. As instituições educativas, tanto quanto médicas, penais, religiosas e outras, reproduziram formas de esquadrinhar, localizar e controlar os indivíduos, e que, sem muita surpresa, ainda vigoram. Vê-se que uma biopolítica ocupa-se do controle das populações. O objetivo deste trabalho foi compreender como e de que forma essas táticas de normalização e adestramento têm influenciado os discursos da educação na modernidade. Os discursos expressos nos documentos oficiais veiculam a ideia de liberdade para aprender de forma lúdica os conteúdos com avaliações numa perspectiva formativa. O discurso de inclusão vem se propagando num viés da democratização do ensino e do direito à educação. Aparentemente sim. O título da obra testifica que está em curso uma sociedade punitiva e espera-se que o exercício da genealogia da verdade aqui empreendida possibilite discussões outras sobre o terreno movediço da educação.

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