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Educações para as ciências e as diversidades: algumas questões para pensar o presente

R$79,00

Este é um livro de divulgação histórica, voltado a um público variado. Ele serve a quem está no Ensino Médio (estudante ou professor), a quem já iniciou ou concluiu seus estudos universitários ou àquelas pessoas que, simplesmente, gostam de história, querem ampliar seu conhecimento sobre livros com essa temática e objetivam entender com mais propriedade o mecanismo que transforma fontes do passado em argumentos para o presente. Ele está dividido em três partes. Na primeira, o leitor encontrará uma história da escrita da história, em que são apresentados onde, como e por que ela se tornou importante e necessária para muitas sociedades, incluindo a nossa. Na segunda, o propósito é conhecer do que é composto um livro de história e de que modo esses elementos funcionam como uma engrenagem, que, na prática, determina as interpretações sobre os acontecimentos do passado e, em certa medida, do nosso próprio presente. E, na terceira e última parte, o objetivo é compreender como a história e sua escrita se expressam em nossa cidade, em pessoas e em nós mesmos. No final das contas, Como a escrita da história é elaborada? se configura como um conjunto de estímulos que nos conduzem a uma nova percepção sobre a complexa, rica e misteriosa relação entre passado, presente e futuro.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 238
      Tamanho: 15x22cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-077-7
      ISBN Digital: 978-65-5399-081-4
      DOI: 10.55371/978-65-5399-081-4
      Descrição

      Educações para as ciências e as diversidades: algumas questões para pensar o presente destina-se a professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da área das ciências naturais que atuam na Educação Básica e que buscam subsídios formativos relacionados ao campo das diversidades para ressignificar suas práticas pedagógicas. Ao apresentar teorizações, estratégias de ensino, recursos didáticos voltados para uma educação em ciências mais democrática e humanizada, oferece, ao longo das três partes que o constitui, atualizações e reflexões para pensarmos esse campo do conhecimento para além das fronteiras epistemológicas modernas. Defende a construção de currículos outros, em especial aqueles que envolvem a relação ciência-tecnologia-sociedade e que incorporam saberes muitas vezes esquecidos e/ou silenciados na escola. Problematiza representações midiáticas que capturam e atuam como pedagogias culturais que produzem, reforçam, subvertem e/ou contestam estereótipos; e o ensino remoto enquanto fruto de um projeto neoliberal que promove a exclusão digital e compromete a qualidade de ensino ofertado aos estudantes da rede pública de ensino. O livro sintetiza excelentes estudos que sensibilizam-instrumentalizam o leitor para a consciência histórica dos sujeitos e os direitos humanos, bem como estimulam o diálogo, a discussão e reflexão acerca de uma educação das relações étnico-raciais, da inclusão, das questões de gênero, sexualidades, classes, entre outros marcadores sociais da diferença.

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