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Formação de professores experientes em serviço: o processo formativo do Estágio Curricular Supervisionado

R$95,00

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa, fruto do processo de doutoramento em educação, que se debruça sobre as questões alusivas à profissionalização docente em processo de interação entre a escola básica e a universidade, investigando a formação inicial no Curso de Pedagogia da UFPI e apresenta o Estágio Curricular Supervisionado como espaço formativo para professores experientes.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 286
      Tamanho: 16x23cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-026-5
      Descrição

      É com alegria que faço a apresentação do livro Formação de professores experientes em serviço: o processo formativo do Estágio Curricular Supervisionado, elaborado pela professora Maria Divina Ferreira Lima, com o objetivo e o desejo de que “o processo  formativo promova mudanças qualitativas na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional de professoras experientes”.

      Situado em tempos de qualificação de professores, o livro apresenta os resultados de uma pesquisa que se debruça sobre as questões alusivas à profissionalização docente em processo de interação entre a escola básica e a universidade. É importante destacar que o olhar da Profa. Divina a respeito do tema tem a marca da maturidade intelectual da autora, quando destaca as ações desenvolvidas que abriram espaço para uma proposta de cunho teórico- metodológico do Estágio Curricular Supervisionado em binômio com a formação contínua.

      Ao mesmo tempo, vejo que os estudos do presente livro estabelecem uma rede de relações com outras produções, que caminham na mesma direção do compromisso com a formação contínua dos docentes no tocante à esperança e à utopia (FREIRE, 1996), bem como ao compromisso necessário para que seja possível construir, no coletivo, as condições e os espaços de formação. Nesse ponto, reconheço-me como parte da mesma família pedagógica, que se coloca na defesa da qualidade da formação docente e do compromisso da universidade com essa questão.

      Dessa forma, apresentar este trabalho é motivo de satisfação, porque me permite essa percepção de pertencimento a um grupo de professores formadores que vivenciou experiências semelhantes no campo da docência e da pesquisa no campo pedagógico na educação superior e na pós-graduação.

      Em minha tese de doutorado, analiso os cursos de especialização lato sensu, abordando o tema formação contínua nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional, partindo da rede de relações que envolve os professores com o conhecimento no mundo do trabalho. Defendo a formação contínua como a articulação entre a profissão docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor como possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001). A Profa. Divina, também em sua tese de doutorado, vem trazendo a formação contínua para o interior da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, antecipando o espaço de reflexão para a construção da identidade profissional do professor pesquisador. Para tanto, estabelece o diálogo com os autores que discutem a temática em estudo, relacionando a formação à práxis no cotidiano da sala de aula e na direção da profissionalização docente.

      Quando a professora pesquisadora aborda sobre as atividades da prática de ensino e do Estágio Curricular Supervisionado voltado para novo agir profissional, baseada em uma atitude interdisciplinar de investigação e intervenção na realidade de sala de aula, de avanço na profissionalização docente e na formação continuada, lança novo agir profissional, baseado na adoção de metodologia interventiva, ancorada na ação dialógica e na problematização da realidade com a possibilidade de os professores repensarem suas práticas em bases colaborativas e de construção coletiva. Ainda no esforço de apresentar os achados da pesquisa e suas respectivas reflexões, a autora destaca os Projetos de Intervenção Pedagógica entre o processo formativo desenvolvido pela agência formadora e a realidade das escolas- campo de estágio.

      A autora mostra a necessidade de atenção para as dificuldades enfrentadas no exercício da profissão em todas as instâncias da vida do professor – o bem-estar espiritual, as necessidades sociais, entre outras – que ficam associadas à razão de viver. Dá especial atenção à questão da sensibilidade diante das necessidades e problemáticas vivenciadas pela escola e os professores, indicando a urgência de uma avaliação reflexiva do trabalho desenvolvido, com a participação de novos saberes profissionais adquiridos e construídos no processo formativo, além da possibilidade de romper com antigas práticas e buscar novas posturas pedagógicas.

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