Loading...

(E-book) A história na construção da identidade no contexto escolar

E-book gratuito

A Coleção ENSINO DA HISTORIA constituída de 1 volume, que expressa a o ensino de História no âmbito educacional e social. Nota-se, que o conhecimento histórico deve ser preservado nos diversos contextos sociais, principalmente na escola, onde muitas vezes, o ensino de História é não interpretado corretamente pelos professores.
Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago
Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 75
      Tamanho: 2MB
      Ano de publicação: 2021
      Idioma: Português
      ISBN Digital: 978-65-89999-19-5
      DOI: 10.55371/978-65-89999-19-5
      Descrição

      Apresentamos a Coleção Ensino da História, constituída de um volume, que expressa o ensino de História no âmbito educacional e social. Nota-se que o conhecimento histórico deve ser preservado nos diversos contextos sociais, principalmente na escola, onde muitas vezes o ensino de História não é interpretado corretamente pelos professores. A sistematização deste estudo, focando o ensino de História no contexto da educação institucionalizada, objetiva refletir sobre as principais características e tendências do ensino nessa área do conhecimento, considerando que a atualidade está fortemente marcada e influenciada por transformações estruturais. O estudo histórico, efetivado no âmbito da educação formal escolar, sempre implica uma seleção de conteúdos e de metodologias. Os espaços e as possibilidades de uma escolha fundamentada, referente ao que estudar, e a problematização de objetivos e finalidades do estudo desenvolvido se apresentam um tanto reduzidos. Praticamente tudo está pronto, isto é, selecionado, organizado sequencialmente e, também, estão definidas as propostas de atividades a serem desenvolvidas. Os conteúdos não aparecem na sua totalidade, por vezes abordados superficialmente e resumidamente. A preocupação predominante não é a de refletir sobre a história construída por seres humanos, na dimensão de processo, mas localizar, interpretar e descrever acontecimentos, fatos, períodos. É preciso, sim, torná-lo crítico-social, dinâmico e transformador, contribuindo para a formação de alunos e professores atuantes, comprometidos e coerentes com um projeto de sociedade, cuja centralidade são os humanos, historicamente situados. Desejamos, também, que você possa ver que a leitura é deliciosa. Escrita com as mãos, coisas ditas com o coração e, por vezes, em apenas uma frase, identificamo-nos tanto que ela fica marcada na alma.

      Pular para o conteúdo