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Escolarização patologizada: configurações de uma prática educacional

R$54,00

Esta obra promove uma reflexão acerca do agravamento da patologização no contexto da escola, destacando a deficiência intelectual como tendência da dinâmica de produção de diagnósticos e encaminhamentos de estudantes com baixo desempenho escolar para especialistas da área da saúde.  
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 210
      Tamanho: 16x23cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-89999-68-3
      ISBN Digital: 978-65-89999-96-6
      DOI: 10.55371/978-65-89999-96-6
      Descrição

      A motivação que deu corpo a esta investigação permitiu desvelar como as relações entre doença e saúde configuraram e desencadearam, no mundo moderno e contemporâneo, uma série de ações e investimentos políticos, sociais, econômicos e pedagógicos, no sentido preventivo e terapêutico, muitas vezes medicamentoso, na condução de situações envolvendo comportamentos considerados inadequados. Estes reforçaram a ideia do agravamento da patologização da educação, materializada em diagnósticos de transtornos mentais, em especial da deficiência intelectual, no contexto de um sistema educacional que propõe a educação inclusiva, mas que na verdade se objetivou em práticas excludentes e preconceituosas, operacionalizadas pela expansão de uma racionalidade biologizante e individualizante das dificuldades no processo de escolarização.

       

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