Loading...

Entre aproximações e distanciamentos

R$46,00

A coletânea “Pensar e Construir” tem neste volume o título “Entre aproximações e distanciamentos: os desafios da comunhão”. Estão aqui alguns desafios da comunhão, que exigem um pensar e construir, entre aproximações e distanciamentos. Aí está o papel da Escola de Teologia para Leigos, do Centro de Estudos e Pesquisas em Culturas e Religiões da Uneb em contribuir na criação de uma mentalidade em que se faz a experiência da comunhão e partilha para que se possa viver o Projeto do Deus da vida na vida.
Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago
Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 142
      Tamanho: 14x21cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-89999-57-7
      ISBN Digital: 978-65-89999-58-4
      DOI: 10.55371/978-65-89999-58-4
      Descrição

      Everton Nery Carneiro nos apresenta um vasto conteúdo sobre religião, diversidade, fenômeno religioso e suas práticas pedagógicas. Essas temáticas convidam o leitor a se posicionar e se implicar com esse mundo religioso, experienciado de forma intolerante e agressiva que exclui e demoniza aqueles que não se afirmam e se firmam como cristãos. Às vezes, é preciso professar uma fé religiosa para ser aceito(a) e respeitado(a), e quando isso não acontece, a conduta religiosa do estudante ou colega é excluída, negada, demonizada e estigmatizada.

      Partindo dessa constatação do cenário educacional, o autor propõe nesta obra uma prática pedagógica inclusiva com adesão dos estudantes e professores no sentido de buscar juntos a construção de um projeto pedagógico que tenha como princípio educativo a ética, inclusão, diversidade religiosa e humana. Isso exige uma nova postura pedagógica humanizada nos espaços pedagógicos e um engajamento respeitoso dos atores que compõem a escola e buscam construir uma pedagogia freireana. 

      Assim sendo, a obra Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas nos convida a pensar e engajar em uma perspectiva de educação que inclui, humaniza, compartilha saberes e produz conhecimentos necessários à transformação social, educacional e política de cada sujeito. Em suma, o autor mostra para nós, leitores, que é possível construir uma pedagogia com base na discussão dos valores religiosos e não religiosos dos estudantes, com ênfase à formação humana e o reconhecimento dos valores sociais, culturais das tradições religiosas dos sujeitos, atores dos espaços escolares e da sociedade. 

       

      Prof.ª Dr.ª Áurea da Silva Pereira

      Universidade do Estado da Bahia

      Você também pode gostar de…

      Pular para o conteúdo