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A política de inclusão escolar no Brasil: o que dizem os professores da classe comum

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Este escrito apresenta um emaranhado de questões que influenciaram na constituição das políticas de inclusão escolar no Brasil, no cenário capitalista. Neste constructo, analisa-se os contornos provocados pelos documentos representativos da política no tocante à formação docente para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Com uma ênfase especial na formação do professor da classe comum, investiga-se o que diz a legislação e a literatura atual acerca da estruturação dos programas de formação com foco na inclusão escolar e na diversidade. Ademais, considera-se pela própria “voz” dos professores da classe comum, como eles avaliam a implementação da política no contexto da prática das escolas públicas municipais.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 240
      Tamanho: 23x16cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-008-1
      ISBN Digital: 978-65-5399-004-3
      DOI: 10.55371/978-65-5399-004-3
      Descrição

      O Brasil vivencia desde os anos 2000 intensa mobilização no sentido de garantir, a partir de documentos legais, não somente a matrícula Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na escola comum, mas também no contraturno de suas atividades escolares o direito ao Atendimento Educacional Especializado, entre outros dispositivos de apoio a esses educandos.

      No entanto, compreende-se que, em alguns casos, a interpretação e consequente implementação da Política não possibilita a concretização dos direitos previstos na legislação, a formação dos docentes e o trabalho colaborativo entre professor da classe comum e professor da sala de recursos multifuncional.

      Dessa forma, considerando as atuais políticas públicas destinadas à inclusão de estudantes PAEE, esta pesquisa teve por objetivo investigar como se estrutura a política de inclusão escolar no município de Oeiras-PI na perspectiva do professor da classe comum. Para tanto, fez-se necessário identificar e conhecer as concepções dos professores da classe comum acerca da inclusão escolar, bem como analisar as dificuldades e os fatores facilitadores que influenciavam na sua implementação. 

      Dentre as dificuldades apontadas pelos professores, destacam-se o insuficiente conhecimento do professor da classe comum acerca das necessidades educativas dos estudantes PAEE; a ausência de apoio de outros profissionais; a desarticulação entre os planejamentos da classe comum e da sala de recursos multifuncionais; a infraestrutura pouco adaptada para atender a demanda desse público e, em alguns casos, o preconceito ainda presente nas representações escolares.

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