A pedagogia multisseriada da escola no campo
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Descrição
A temática “Educação do Campo” tem ganhado espaços de discussões, pois, propõe a superação da “Educação Rural” que sempre foi relegada a simples extensão da educação urbana, posto que, incide em transpor a lógica da escola urbana para rural. Vale ressaltar, que as lutas por uma Educação do Campo não são recentes, surgiram da necessidade da superação da educação rural que é sinônimo de atraso, teve início com a Pedagogia da Alternância.
Sabe-se que até o século XIX estudar era privilégio apenas das classes dominantes, o ensino formal era para os filhos dos nobres, a classe trabalhadora ficava apenas com o trabalho braçal. Já no século XX essa realidade começou a mudar, mas, o simples fato dessa escola chegar até os menos favorecidos não era garantia de avanço, pois, a classe dominante impunha uma educação para um trabalho alienante.
Atualmente, os estudos sobre a temática em questão têm se constituído um campo de discussão muito fértil, Desde os anos de 1990 percebeu-se mais interesse em debater sobre as especificidades dessa educação, foi na década de 90 que, no Brasil, teve início a várias reformas políticas, sociais e econômicas. Tais reformas refletiram principalmente no cenário educacional, como se sabe o ensino no campo tem sido marcado por muitas lutas pela identidade camponesa, uma escola que precisa ser discutida a partir de seus sujeitos com identidades e culturas próprias.
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