Ciência e educação ambiental: uma análise foucaultiana arqueológica dos discursos de professores/as de ciências
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Descrição
Esta obra analisa a relação ser-saber no domínio discursivo de docentes, com ênfase na problematização dos saberes que orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando práticas possíveis em Educação Ambiental (EA). Essas práticas são entendidas como resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso em detrimento do que é apagado, em termos de discurso. Para a análise dos discursos desses docentes, foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault, apresentando-os em focos. Como resultado desta análise, pode-se notar a prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência — paradigmas emergentes. Em relação à crise ambiental, os resultados apontam discursos naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua solução será orientada por apelos técnico-científicos. Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais do projeto de Modernidade, ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas.
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