Ciência e educação ambiental: uma análise foucaultiana arqueológica dos discursos de professores/as de ciências
R$56,00
Descrição
Esta obra analisa a relação ser-saber no domínio discursivo de docentes, com ênfase na problematização dos saberes que orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando práticas possíveis em Educação Ambiental (EA). Essas práticas são entendidas como resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso em detrimento do que é apagado, em termos de discurso. Para a análise dos discursos desses docentes, foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault, apresentando-os em focos. Como resultado desta análise, pode-se notar a prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência — paradigmas emergentes. Em relação à crise ambiental, os resultados apontam discursos naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua solução será orientada por apelos técnico-científicos. Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais do projeto de Modernidade, ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas.
Veja também estes itens
Produtos relacionados
-
(E-book) A Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar
R$15,00 -
Mulher colonial: sesmarias, concessão de terras e o cotidiano feminino em mato grosso (1750–1822)
R$55,00 -
Caminhos possíveis para incluir: Diversidade e Inclusão
A partir de R$32,50Ver opções Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto -
(E-book) A história na construção da identidade no contexto escolar
E-book gratuito
Produtos relacionados
-
O olho e a fechadura – Um diálogo entre a fenomenologia e a psicanálise lacaniana
A partir de R$39,50Ver opções Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto -
Entre aproximações e distanciamentos
R$46,00 -
(E-book) A imagem em discurso digital: heterotopia dos regimes de ver e de dizer a arte no espaço virtual
E-book gratuito -
(E-book) Proposta de sequência didática para educação infantil
E-book gratuito