Caderno didático: Subsídios para o ensino de geografia nos anos iniciais
E-book gratuito
Descrição
Diante da diversidade que é o universo escolar, compreender a escola e sua dinâmica socioespacial é algo extremamente complexo, uma vez que, temos que considerar esse mesmo espaço como composto de sujeitos heterogêneos. O processo de ensino-aprendizagem se configura hoje como um objeto complexo a ser trabalhado e construído na inter-relação entre professor e aluno, por conta da diversidade de sujeitos presentes na escola.
Neste contexto, a geografia que se ensina nas escolas públicas está sendo esvaziada de conteúdo crítico, desde o currículo, à formação de professores e ao livro didático, ampliando as barreiras para a garantia da formação humana dos estudantes, a fim de que possam problematizar, compreender e alterar a realidade a qual estão inseridos. A reversão deste processo, requer esforço de lutas na sociedade e na educação.
Um esforço de transformação requer que a proposta pedagógica escolar não apenas reproduza falas ou conteúdos. É necessário que esta pedagogia esteja articulada e preocupada com os interesses da sociedade, se posicionando contra os interesses hegemônicos.
Assim, é considerando a perspectiva da formação de sujeitos críticos, que a Geografia ensinada nas escolas públicas deve visar a construção do conhecimento geográfico, de forma que estes compreendam a realidade e busquem uma superação da mesma. Para que isso ocorra, faz-se necessário transformar as práticas e as relações, fazendo prevalecer os interesses populares, suas lutas e propósitos, também no campo pedagógico, articulando sociedade e educação, propondo e concretizando práticas e estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento do pensamento, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o olhar consciente sobre o mundo.
Veja também estes itens
Produtos relacionados
-
Educações para as ciências e as diversidades: algumas questões para pensar o presente
R$79,00 -
Inserção na docência e cultura escolar: ressignificando o ser professor
R$59,00 -
Formação e desenvolvimento profissional do tecnólogo-professor: saberes articulados à prática docente
R$59,00 -
Método Pragmático: da construção à [re]construção dos dados
A partir de R$39,00Ver opções Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto
Produtos relacionados
-
A política de inclusão escolar no Brasil: o que dizem os professores da classe comum
R$79,00 -
Entre a formação prática imediata e a formação técnica integral: significados de professores acerca da educação profissional e tecnológica
R$59,00 -
Vozes femininas: narrativas de professoras cegas
A partir de R$20,00Ver opções Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto -
A construção de saberes no processo de desenvolvimento profissional de professores: ressignificando a prática docente na educação profissional e tecnológica
R$59,00