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Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas

A partir de R$20,00

A obra Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas, de autoria do Professor Doutor Everton Nery Carneiro, é resultado dos estudos do Pós-Doutorado em Crítica Cultural, vinculado à Linha 2: Letramentos, Identidades e Formação de Educadores. Professor doutor em Teologia, docente da Universidade do Estado da Bahia, professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), convida-nos a pensar na intolerância religiosa que se apresenta nos discursos pedagógicos na sala de aula.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 166
      Tamanho: 14x21cm
      Ano de publicação: 2021
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-89999-26-3
      ISBN Digital: 978-65-89999-11-9
      DOI: 10.55371/978-65-89999-11-9
      Descrição

      Everton Nery Carneiro nos apresenta um vasto conteúdo sobre religião, diversidade, fenômeno religioso e suas práticas pedagógicas. Essas temáticas convidam o leitor a se posicionar e se implicar com esse mundo religioso, experienciado de forma intolerante e agressiva que exclui e demoniza aqueles que não se afirmam e se firmam como cristãos. Às vezes, é preciso professar uma fé religiosa para ser aceito(a) e respeitado(a), e quando isso não acontece, a conduta religiosa do estudante ou colega é excluída, negada, demonizada e estigmatizada.

      Partindo dessa constatação do cenário educacional, o autor propõe nesta obra uma prática pedagógica inclusiva com adesão dos estudantes e professores no sentido de buscar juntos a construção de um projeto pedagógico que tenha como princípio educativo a ética, inclusão, diversidade religiosa e humana. Isso exige uma nova postura pedagógica humanizada nos espaços pedagógicos e um engajamento respeitoso dos atores que compõem a escola e buscam construir uma pedagogia freireana. 

      Assim sendo, a obra Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas nos convida a pensar e engajar em uma perspectiva de educação que inclui, humaniza, compartilha saberes e produz conhecimentos necessários à transformação social, educacional e política de cada sujeito. Em suma, o autor mostra para nós, leitores, que é possível construir uma pedagogia com base na discussão dos valores religiosos e não religiosos dos estudantes, com ênfase à formação humana e o reconhecimento dos valores sociais, culturais das tradições religiosas dos sujeitos, atores dos espaços escolares e da sociedade. 

       

      Prof.ª Dr.ª Áurea da Silva Pereira

      Universidade do Estado da Bahia

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