Ciência e educação ambiental: uma análise foucaultiana arqueológica dos discursos de professores/as de ciências
R$56,00
Descrição
Esta obra analisa a relação ser-saber no domínio discursivo de docentes, com ênfase na problematização dos saberes que orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando práticas possíveis em Educação Ambiental (EA). Essas práticas são entendidas como resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso em detrimento do que é apagado, em termos de discurso. Para a análise dos discursos desses docentes, foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault, apresentando-os em focos. Como resultado desta análise, pode-se notar a prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência — paradigmas emergentes. Em relação à crise ambiental, os resultados apontam discursos naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua solução será orientada por apelos técnico-científicos. Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais do projeto de Modernidade, ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas.
Veja também estes itens
Produtos relacionados
-
Escolarização patologizada: configurações de uma prática educacional
R$54,00 -
Caminhos possíveis para incluir: Diversidade e Inclusão
A partir de R$32,50Ver opções Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto -
Método Pragmático: da construção à [re]construção dos dados
A partir de R$39,00Ver opções Este produto tem várias variantes. As opções podem ser escolhidas na página do produto -
(E-book) Concepção da psicologia educacional
E-book gratuito
Produtos relacionados
-
Polícia e Cotidiano: O DOPS no Noticiário de A UNIÃO / 1969-1974
R$39,00 -
(E-book) Concepção da psicologia educacional
E-book gratuito -
(E-book) A história na construção da identidade no contexto escolar
E-book gratuito -
(E-book) Histórias, violências e desalojares: a trajetória de LGBTS nos espaços de ensino
E-book gratuito