Chamadas Abertas

Caminhos Possíveis para Incluir: inclusão social e protagonismo

Todos os anos novas pesquisas sobre Inclusão são produzidas nas universidades do Brasil e do mundo. Com o intuito de divulgar essa produção nacional e internacional que é lançado a terceira obra da Coletânea – Caminhos possíveis para Incluir pela Editorial Casa, organizada pelo LEPEDI/UFRRJ e Instituto Incluir. Compreendemos
que é um compromisso social coletivizar pesquisas para o conhecimento geral da nossa sociedade. A inclusão é constituída na relação entre os variados aspectos que constroem as narrativas sobre sua origem, perspectivas, emancipação e atualidade. Pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas têm se debruçado sobre temas que trazem a inclusão como espaço de sociabilidades, conflitos e experiências que formam sua identidade. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem propostas de capítulos que abordem temas relacionados a aspectos políticos, sociais e culturais acerca da inclusão e da diversidade.

Caminhos Possíveis para Incluir: inclusão social e protagonismo.

 

 Prazo para submissão de artigos: 20/07/2022

 Coordenadoras:

Profa.Dra. Carina Alves

Prof.Dra. Mônica Pereira

Prof.Dr. Allan Damasceno

 

Autonomia, Esperança e Liberdade: 101 anos freireando

Nas últimas décadas, tornaram-se notórios os debates em torno da defesa dos direitos sociais e educacionais das chamadas “minorias”, “grupos excluídos” ou “marginalizados”, que estatisticamente, em escala mundial, representam o maior segmento da população, compondo um diagnóstico de produção de “exclusão social”. 

Toda a nossa trajetória será uma busca constante que possui implicações de uma amplitude de variáveis e acontecimentos históricos, tais como o avanço de concepções e de conhecimentos científicos, a repercussão de ideias e experiências de outros países difundidos em âmbito nacional, o impacto de organizações e movimentos sociais de pessoas com deficiência e familiares, políticas públicas internas ao país e seus contextos sociopolíticos e econômicos em diferentes épocas, etc.

Propomos uma discussão que se sustente (em diferentes textos) em três pilares: ético, legal e pedagógico que alicerçam a constituição dos discursos em defesa dos direitos dos diferentes sujeitos. 

Tendo como ancoragem as obras Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Esperança e Pedagogia do Oprimido, propomos a construção de um dossiê sobre educação freireana, pensando esta se assemelhar à costura de pequenos fios de uma trama que, entrelaçados e arrematados a outros, novos fios tecem à medida que a outros e novos arremates se unem, e assim, entre nós e laçadas, o trabalho de fiar a história se faz. O movimento por uma escola da esperança, da autonomia e libertária, com toda qualidade é a bandeira levantada hoje como marca da época e da cultura na qual vivemos: no sonho e na edificação de uma escola melhor, democrática e justa, contida e construída no presente, buscando disputar o futuro.

 Organizador(a) 

Prof. Dr. Everton Nery Carneiro – UNEB

Profa. Dra. Maise Silva – IFBA, Campus Paulo Afonso

Prof. Dr. Rogério Barreto Santana – SEC/BA

 

100 anos da semana da arte moderna

Buscamos para esta Coletânea Contos, Crônicas, Poemas, Roteiro que versam sobre a semana de arte moderna e suas diferentes facetas, ou tema referente a liberdade na arte de escrever. será, o momento deixar o teu trabalho para as futuras gerações, por isso gostaria de compartilhar, ou refletir, com todos??

Os textos poderão ser de qualquer gênero (Poesia, Trova, Haikai, Conto, Crônica, etc.), pois o objetivo é termos uma obra “monotemática e multiestilo”, bilíngüe, em Português e Espanhol, traduzido pela professora Angel Elguera Rivera.


Org. Tatiana Santos Azevedo Mendes, AIAP.

Alice no país das pandemias

Nos últimos anos vivemos meses complicados, cheios de incerteza por conta da pandemia da Covid-19. O Editorial Casa está reunindo contos com a pandemia como temática, para publicar na obra “Alice no país das pandemias”, cadastre-se e saiba mais informações.. Encontra-se aberto o prazo para o envio de conto ou texto de expressão poética similar para a obra: Alice no país das pandemias que será publicada com o Grupo Editorial Casa.


Antologia Poética da Casa - Volume III

Encontra-se aberto o prazo para o envio de poesia para a obra: Antologia poética da Casa  que será publicada com o Grupo Editorial Casa organizada pelo Professor Mestre Valdemir Paiva.

100 anos da publicação do romance ULISSES, de James Joyce

Carla Alexandra Ferreira (UFSCAR)

Estágio pós-doutoral na University of South Carolina – EUA, na área de Língua Inglesa e suas Literaturas. Doutorado em Estudos Linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Estudos Linguísticos e literários em inglês pela USP. Graduação em Letras pela UNESP. Atualmente é professora Associada na Universidade Federal de São Carlos. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura – PPGLit. Desenvolve pesquisa em Literatura e cinema, com ênfase na investigação das adaptações da obra de Jane Austen. Lidera o Grupo de Pesquisa “Diálogos Literários” e integra o grupo de pesquisa de estudos oitocentistas na USP, concentrando-se na escrita de autoria feminina. Autora do livro Leituras Norte-Sul: identificação de si e do Outro na obra de John Updike, pela editora da Unicentro.

Edson Santos Silva (UNICENTRO/I)

Pós-doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Doutorado e Mestrado en Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Graduação em Letras Português- Inglês pela UniSant’Anna. Atualmente é professor associado de Literatura Portuguesa da Universidade do Centro-Oeste, Irati – Paraná e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma Universidade. Coordena desde 2013 o projeto de Extensão Sábados Literários, do qual organizou com outros docentes seis livros. Líder do Grupo de pesquisa: Estudos Literários: teoria, crítica e ensino, Área Letras, UNICENTO/PR, Irati. Autor dos livros O Acordo Ortográfico bem explicado (2012), com Wilma Rigolon, e A dramaturgia
portuguesa nos palcos paulistanos (2012).

Um dos grandes nomes da literatura mundial, James Joyce torna-se com a publicação de sua obra-prima, Ulisses, em 1922, um dos pilares do movimento Modernista. Um dos romances mais importantes do século XX, apresenta um dia na vida de Leopold Bloom, o Odisseu moderno, sua esposa Molly Bloom e o amigo Stephen Dedalus, na cidade de Dublin. Num estilo que se faz da profusão de estilos, desafiando a linearidade, Ulisses propõe uma leitura centrada, autorreflexividade das personagens da Odisseia moderna e do próprio fazer poético. O romance que assume status colossal marca definitivamente a literatura mundial, convidando os leitores ao desafio do prazer recalibrado. Recorde-se que há três traduções da obra para a língua portuguesa. A primeira, feita por Antônio Houaiss, em 1980, a segunda pela Profa. Bernardina Pinheiro, em 2005, e, por fim, a de Caetano Galindo, em 2012. Por ocasião dos 100 anos de Ulisses, num tom de reconhecimento e investigação dessa obra desafiadora, convidamos especialistas, amantes da literatura, leitores de Joyce a contribuírem com suas leituras acerca do romance, em forma de capítulos, que comporão um livro comemorativo. Serão aceitos textos que reflitam a respeito da obra nas mais diversas vertentes e possibilidades de leitura.

BICENTENÁRIO: Passado, Presente, Futuro

Prof. Dr. Nicolas Theodoridis

Formado em História com Pós em História do Brasil, Social, Sociologia e Filosofia. Mestrado em Ciências da Religião e Mestre em História Comparada na UFRJ. Doutorando em História na Universidade Salgado de Oliveira. Pesquisador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER) na UFRJ. Professor do município de Teresópolis e expositor espírita. Tem nove livros publicados. Membro da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) ocupando a cadeira nº 14. Membro da Academia de Letras do Brasil ocupando a cadeira nº 01 de Teresópolis e presidente da Região Serrana. Membro da Oficina de Poesia & Criação em Teresópolis. Pesquisador no grupo de pesquisa Política, Sociedade e Economia do Brasil no longo século XIX da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, coordenado pela professora Dra. Vitoria Fernanda Schettini no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Escritor da Ordem de Platão e PhI – Doutor em Filosofia Univérsica – Philosophos Immortalem. Membro da FALERJ – Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Colaborador do jornal “O Diário de Teresópolis” com artigos semanais desde 2010, contando com 210 artigos já publicados. Conta com vários artigos publicados em revistas especializadas e com participações em congressos nacionais e internacionais.

07 de setembro de 2022. Nesta data, estaremos comemorando o Bicentenário de nossa Independência política. Cientes da importância do evento, a Editorial Casa, sai na frente e convida aos pesquisadores de diferentes matizes para participarem da Coletânea “BICENTENÁRIO: Passado, Presente, Futuro”, a compartilharem de suas visões sobre o tema em questão.

O objetivo dessa coletânea como um todo é apresentar um instrumento de reflexão de nossa história em diferentes ângulos de apreciação, seja no viés histórico, antropológico, cultural, econômico, social, etc., enfim, na montagem de um painel abrangente e crítico relacionados ao tema Bicentenário. Cada autor tem a liberdade de escolher seus trabalhos para envio na coletânea, desde que relacionados ao tema principal.

Faz-se necessário a ressalva de que os artigos devam ser inéditos e não terem sido alvo de apreciação em nenhuma publicação, salvo apresentações em Congressos e Eventos.

Aguarde, novas chamadas em breve!
Pular para o conteúdo