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(E-book) Voices from the aboriginals: telling legends and oral stories

E-book gratuito

Esta obra resulta da parceria entre pesquisadores de universidades públicas do Paraná, objetivando contribuir para o ensino de língua inglesa nos cursos de Letras. A CLERET Voices from the aboriginals: telling legends and oral stories propõe discussões críticas relacionadas às identidades de povos originários do Brasil e outros países, partindo do conhecimento e compartilhamento de lendas e histórias orais.
Organizadores
Autores
    Selo
    Detalhes
    Páginas: 86
    Tamanho: 29MB
    Ano de publicação: 2023
    Idioma: Inglês
    ISBN Digital: 978-65-5399-572-7
    Descrição

    Em uma sociedade em que convivemos com genocídios e epistemicídios que classificam e excluem saberes e seres (GROSFOGUEL, 2016), o trabalho com epistemologias produzidas por autoras e autores pertencentes a grupos minorizados tem potencial para contribuir com deslocamentos, desestabilizações e construções de outras narrativas. Dito isto, avaliamos que a CLERET busca unir forças ao pensamento decolonial ao oferecer uma oportunidade de conhecer e valorizar o protagonismo indígena. […]
    Acreditamos que a proposta é inovadora no sentido de ampliar as discussões sobre a temática indígena e propor a produção de podcasts com a temática. Mais que atender a lei 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade da inserção da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo, a CLERET amplia o debate, sobretudo no que concerne a possibilidade de ressignificação das identidades indígenas, comumente vistas de forma genérica, homogênea e estereotipada. Neste sentido, avaliamos que a proposta, ao trazer diferentes povos originários de diversas partes do mundo, potencializa a emergência de outros olhares para esses povos. […]
    Acreditamos que a educação linguística a partir de uma proposta como essa tem potencial para contribuir para a formação de professoras/es atentos às diferenças, que atuem em prol de espaços educativos ao mesmo tempo acolhedores e problematizadores, no qual a interculturalidade e o olhar crítico sejam valorizados. (BEATO-CANATO; BACK, 2021)

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