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Ensino remoto no contexto da pandemia covid-19: educação física e prática educativa

R$60,00

A obra trata questões relacionadas ao ensino remoto e a Educação Física, mediada pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) visando à ressignificação da Prática Educativa. Discute sobre as TDIC utilizadas, a prática educativa de professores diante do ensino remoto e como essa modalidade contribuiu para a ressignificação da Prática.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 171
      Tamanho: 16x23cm
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Físico: 978-65-5399-011-1
      Descrição

      O século XXI foi marcado pela pandemia COVID-19, provocando transformações que impactaram as estruturas organizacionais da vida em sociedade, atingindo além da economia, o sistema educacional em todos os níveis e modalidades de ensino. Passando o primeiro impacto, surgiram os questionamentos e discussões sobre os diferentes aspectos relacionados com a necessidade de se repensar a prática educativa na busca de compreensão e formas de superar a problemática emergente, a partir da evolução crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

      O livro que Erika Galvão Figuerêdo entrega a comunidade acadêmica é produto do trabalho desenvolvido na linha de pesquisa Formação de professores e práticas da docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/CCE/UFPI), consubstanciado pelos estudos realizados no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais de Educação (NIPPC).

      Este Núcleo, criado em 2006, tem se dedicado aos estudos sobre formação de professores, práticas curriculares e pedagógicas, priorizando o campo da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, a partir da opção pelas teorias da aprendizagem, como teoria do conhecimento, método e orientação política.

      Sem ficar restrito apenas a esses dois campos do conhecimento, os pesquisadores do NIPPC se debruçam sobre as práticas desenvolvidas na educação básica, em todos os níveis de ensino a fim de apreendê-las e compreendê-las, em sua complexa tessitura de relações e múltiplos desafios que se apresentam nos diferentes contextos de vida.

      Assim, emerge este livro, que a autora coloca à disposição da Academia e da comunidade em geral, produto de uma pesquisa realizada em consequência da crise provocada pela pandemia Covide-19, quando os profissionais da educação tiveram que reinventar a si próprio e a forma de pensar e agir sobre a abordagem do componente curricular no qual atuavam diretamente.

      Nesse contexto, os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), desafiados pelas mudanças ocorridas em nível mundial em todos os setores da sociedade, com forte impacto para educação e em especial para a prática da Educação Física, visto que, trata-se de uma disciplina com predominância no aspecto prático associado a atividades esportivas.

      Esse fato, fortaleceu ainda mais a insegurança dos professores, inclusive da autora, quanto a utilização das TDIC em suas aulas, pois, as atividades em sua maioria são condicionadas a movimentos e técnicas esportivas realizadas em quadras e espaços abertos. Essa insegurança transformou-se em desafio enfrentado no coletivo dos professores de Educação Física, tendo como resultado essa produção.

      Destaca-se que em todos os capítulos, o livro apresenta o escopo teórico que lhe confere unidade e sustentação do que a autora buscou em conjunto como os professores estudar, ou seja, a compreensão do ensino remoto na prática de Educação Física, utilizando-se das TDIC, para além de recursos auxiliares nas aulas, mas para apontar limites, possibilidades e contradições que fortaleçam a ressignificação da prática educativa.

      No capítulo inicial “Considerações preliminares sobre o objeto de estudo: em busca do sentido do método”, a autora apresenta aspectos gerais a respeito do tema investigado, fornecendo elementos importantes para a compreensão e escolha da problemática evidenciada. No que pese a opção metodológica, discute o trajeto, no qual se inspirou na Pesquisa-ação colaborativa, com destaque para a análise argumentativa do discurso à luz na Nova Retórica, utilizada para interpretar os dados produzidos.

      Em “Construindo a sustentação científica: diálogo com a teoria”, capítulo 2 apresenta o aporte teórico que subsidiou o estudo, retrata o panorama da crise sanitária apresentando os marcos legais que ampararam as atividades remotas, buscando a diferenciação dos termos Ensino à Distância e Ensino Remoto Emergencial e o impacto na vida acadêmica dos professores e alunos. Aborda, também, os aspectos da prática educativa, contemplando a prática pedagógica e a docente, estabelecendo relações com o uso das TDIC nas aulas de educação física escolar.

      O capítulo 3, “Conhecendo o universo dos professores de Educação Física do IFPI”, discute as possíveis adaptações ao ensino remoto e o perfil dos professores participantes. Reafirma a necessidade de ações de formação continuada que promovam a reflexão sobre o fazer docente, considerando as especificidades da prática da Educação Física e, ultrapassando os limites de orientações instrumentais.

      No capítulo 4, “Detalhando o fazer docente: o sentido das práticas no discurso dos professores” apresenta os resultados do estudo, pontuando as TDIC utilizadas pelos professores e as adaptações necessárias ao seu uso, focando aspectos que problematizam a prática educativa dos professores trazendo para o centro das reflexões a contribuição da prática educativa frente ao ensino remoto e suas singularidades.

      E, em sendo assim, Erika Galvão Figuerêdo, aponta nas suas “Conclusões cíclicas e reflexivas”, encontradas no final do texto, proposições que se constituem em relevantes indicações de novos estudos envolvendo a temática, a partir de outros olhares. Reivindica uma escola que se torne um espaço aberto de aprendizagem, de construção e reconstrução de si e do outro, assumindo sua legítima função enquanto Instituição Formadora.

      Concluída a leitura, acredita-se que este livro representa uma contribuição impar para professores e estudantes da área de Educação, bem como de outras áreas, entendendo que esta experiência de pesquisa é ao mesmo tempo uma experiencia formadora, tanto no plano pessoal quanto no profissional. Portanto, o espaço está constituído, convidamos você, leitor, para dar início a leitura.

      Boa leitura!

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