Jovem Nietzsche para historiadores: significados da leitura
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Descrição
Existem muitas formas de suprir a ânsia que sentimos em atribuir sentido à nossa vida. Historicamente, a vivência da leitura foi uma forma privilegiada de alçar significados que possibilitam orientações para a existência. Nossa proposição é a de que Nietzsche, tendo tido acesso e estímulo aos livros desde sua infância, utilizou a leitura como uma poderosa ferramenta para produzir significados que se modificaram ao longo da fase que denominamos o jovem Nietzsche. A leitura lhe serviria, algumas vezes, para acessar um conhecimento universal (conhecimentos gerais), outras vezes, um conhecimento especializado, a filologia, que também poderia servir-lhe como instrumento rigoroso de leitura. Em outros momentos ainda, a leitura fundamentaria o convívio entre amigos (comunidades de leitores) que poderiam compartilhar ideias e valores culturais. No processo de significação da leitura, pelo jovem Nietzsche, algo nos chamou atenção: notamos uma espécie de fio condutor que parecia resistir às mudanças: o objetivo de ler tendo em vistas o autoconhecimento e o combate. Quanto melhor podia ler, melhor podia combater! A leitura se mostraria ao jovem Nietzsche como um caminho para a libertação de limitadores de uma autêntica cultura. Tais elementos impediam o livre-pensamento, o exercício da autenticidade, da imaginação, da criação, enfim, do ser-si-mesmo.
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