(E-book) Produção textual – da teoria à prática: planejamento e execução de sequência didática para produção de texto dissertativo-argumentativo
R$20,00
Pague as parcelas com Pix, boleto ou saldo da conta Mercado Pago, 100% on-line e sem custos extras
Dúvidas? Consulte nossa FAQ . Crédito sujeito a aprovação.
Descrição
Este livro é indicado para professores da área de letras que buscam opções de trabalho com produção textual, em especial (mas não somente) com a produção de texto dissertativo-argumentativo, constantemente exigido por bancas de vestibulares e de outros concursos. A obra surgiu da observação de dificuldades em produções textuais de estudantes do último ano do ensino fundamental e do ensino médio com o uso de elementos coesivos e de outros elementos de textualidade. Nesse sentido, por intermédio de atividades mediadas por uma sequência didática centrada no texto dissertativo-argumentativo, busca-se maior competência no uso de elementos de coesão, na argumentação e na construção de sentidos, a fim de possibilitar que esses alunos adquiram maior proficiência na produção dos diversos gêneros discursivos/textuais, em sua vida escolar e social. Esta obra apresenta fundamentação teórica na Teoria dos Gêneros de Bakhtin (2003) e na Teoria das Sequências Didáticas, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outras. Dessa perspectiva, descreve-se o planejamento e a aplicação de uma sequência didática a partir da qual foram trabalhadas as dificuldades evidenciadas na produção textual de estudantes e, de maneira mais detalhada, as relacionadas ao princípio da coesão textual. Objetiva-se, portanto, possibilitar ao professor uma alternativa que, a partir da fundamentação teórica apresentada, poderá ser adaptada às necessidades específicas, relativas à produção textual, com que o docente venha a se deparar em sua prática de sala de aula.