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(E-book) Produção textual – da teoria à prática: planejamento e execução de sequência didática para produção de texto dissertativo-argumentativo

R$20,00

Obra indicada para professores da área de linguagens que buscam opções para o trabalho com produção de texto dissertativo-argumentativo ou de outros gêneros textuais. Detalha a teoria, o planejamento e a aplicação de uma sequência didática, com módulos elaborados a partir de dificuldades apresentadas por estudantes.
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Organizadores
    Autores
      Selo
      Detalhes
      Páginas: 129
      Tamanho: 7,39MB
      Ano de publicação: 2022
      Idioma: Português
      ISBN Digital: 978-65-5399-247-4
      DOI: 10.55371/978-65-5399-247-4
      Descrição

      Este livro é indicado para professores da área de letras que buscam opções de trabalho com produção textual, em especial (mas não somente) com a produção de texto dissertativo-argumentativo, constantemente exigido por bancas de vestibulares e de outros concursos. A obra surgiu da observação de dificuldades em produções textuais de estudantes do último ano do ensino fundamental e do ensino médio com o uso de elementos coesivos e de outros elementos de textualidade. Nesse sentido, por intermédio de atividades mediadas por uma sequência didática centrada no texto dissertativo-argumentativo, busca-se maior competência no uso de elementos de coesão, na argumentação e na construção de sentidos, a fim de possibilitar que esses alunos adquiram maior proficiência na produção dos diversos gêneros discursivos/textuais, em sua vida escolar e social. Esta obra apresenta fundamentação teórica na Teoria dos Gêneros de Bakhtin (2003) e na Teoria das Sequências Didáticas, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outras. Dessa perspectiva, descreve-se o planejamento e a aplicação de uma sequência didática a partir da qual foram trabalhadas as dificuldades evidenciadas na produção textual de estudantes e, de maneira mais detalhada, as relacionadas ao princípio da coesão textual. Objetiva-se, portanto, possibilitar ao professor uma alternativa que, a partir da fundamentação teórica apresentada, poderá ser adaptada às necessidades específicas, relativas à produção textual, com que o docente venha a se deparar em sua prática de sala de aula.

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