Eu, Roziana, protagonista principal neste livro, venho neste momento, declarar, que a finalidade deste documentário, não é ofender ou denegrir imagem. Meu intuito é apresentar a realidade da vida de imigrantes, e as dificuldades que todos enfrentam. Não me sinto confortável, depois de tudo que passei, e passo, (pois nem em nosso próprio país é fácil), deixar de dar meu parecer, pelo que eu vivi, e o que passei.
Pode ser que hoje, as coisas não sejam assim tão difíceis ou complicadas como foi naquele tempo, onde não tínhamos tantas facilidades de comunicação como temos hoje, com relação ao celular, e todas as vantagens da internet. Pode ser que nestes dias que vivemos, nossa pós modernidade, não aconteçam mais situações como a que nós, imigrantes do século vinte enfrentamos.
No entanto, minha intenção, na época que relatei o que passávamos, era mostrar como era a vida de quem se propunha a deixar sua terra, sua amada família, em busca de algo melhor. Hoje o ritmo é o mesmo. A busca por sair do país em busca de novos horizontes é a cada dia mais intensa, com uma diferença..
As leis mudam a cada dia, as nações abrem ou fecham portas, a tecnologia facilita em tudo. Mas há um porém!!! O relacionamento humano interpessoal continua o mesmo. Nós dependemos totalmente de Deus, nosso Pai. Mas não podemos negar que, dependemos sim uns dos outros. Nada podemos fazer sem Deus. Mas também não somos nada sem a empatia, compreensão, amor, dedicação, respeito entre nós.