HISTÓRIA DA BIENAL DO LIVRO NO RIO – CASA EM PAUTA #2

As pessoas hodiernas gostam de literatura?

São tantos os atrativos que me fazem questionar se o advento das mídias vem mudando o hábito (e amor) da leitura.

Quando fui escrever esta matéria, fiz uma pesquisa de campo previamente para ver o quanto um evento de literatura impacta o mercado cultural e de entretenimento em um país, e fiquei surpreso com os números, pois os números — ao contrário da memória — nunca mentem.

Este ano a Bienal Internacional do Livro no Rio completa 40 anos desde sua primeira versão, por isso o Casa em Pauta desta quinzena trouxe algumas curiosidades sobre esse evento.

Em sua primeira versão, a Bienal do Rio aconteceu no Copacabana Palace, e recebeu cerca de 20 mil visitas, isso é aproximadamente 25% da capacidade total do estádio do Maracanã.

Três anos mais tarde, a festividade cresceu tanto que teve de mudar de local, e hoje acontece no Riocentro, acolhendo tanto autores quanto apaixonados por literatura. Em sua versão de 2019, a Bienal da cidade maravilhosa recebeu cerca de 600 mil pessoas, ou seja, sete vezes mais a quantidade de espectadores dentro do estádio na final da última copa do mundo.

Com crescimento exponencial a cada versão, a Bienal é um evento que responde o questionamento levantado do início deste texto… sim, existem muitos apaixonados por literatura no Brasil, e esse número não para de crescer… a literatura nunca para.

E você, quer confirmar presença na Bienal? Deixe aqui nos comentários e converse com um de nossos editores comerciais.

Viva a literatura!

#bienaldolivrorio #bienallivro #bienaldolivroriodejaneiro #literatura #livro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo